CATERINGPOR TAP . CATERINGPOR TAP FACILITIES

lisboa, portugal . lisbon, portugal

localização . location 

aumento de instalações do cateringpor .  increase in cateringpor facilities

programa . programme

concurso . competition 

fase . project status 

 1195m²

área . area

 2018

ano . year

com tpf consultores  ,  imagens joão donato


O lote de intervenção tem uma configuração rectangular, estreitando a norte/nascente.

Por forma a criar uma ligação ao edifício existente, implantou-se o edifício proposto na extrema sul, encostado ao muro de contenção existente.

A implantação permite reservar a parte mais larga do lote para os veículos pesados parquearem, fazerem manobras de aproximação aos novos cais tal como circularem de uma forma fluída.

O edifício proposto tem uma forma paralelepipédica, tal como o existente, contudo as suas arestas foram desbastadas de forma a facilitar as manobras dos veículos pesados melhorando os atravancamentos.

Os dois 2 negativos na volumetria dão lugar às zonas de parqueamento para cargas e descargas. Estas zonas tal como as entradas dos cais ficam protegidas da intempérie por palas.

O sector 1, está localizado na parte sul poente, composto pelos corredores de acesso ao edifício existente, pela preparação, arrumos e cais de expedição. 

O sector 2 localiza-se na parte norte, poente e sul. É composto pelo cais de recepção, 3 áreas de armazenagem de matérias-primas, zona de transformação, com talho, peixaria e respectivas câmaras refrigeradas. Em ambas as zonas a abordagem foi diminuir distâncias a percorrer e áreas de circulação ao mínimo possível. Para tal os acessos entre espaços, deveriam ser feitos sem recorrer a corredores sempre que possível.

Todas as zonas de trabalho contínuo têm clarabóias orientadas a norte, de forma a protegerem o interior da incidência solar directa, mantendo uma luz ténue e constante no interior. A cobertura terá painéis solares para autoconsumo e as águas pluviais serão recolhidas ao nível da cobertura, podendo ser aproveitadas para lavagens de pavimentos e sanitárias.

A escolha dos materiais recaiu sobre os que conferissem a modularidade, rapidez de execução, sustentabilidade ambiental, facilidade de remoção, com uma manutenção pouco onerosa e de fácil execução.

Propomos que os edifícioa, o proposto e o existente sejam forrados com chapas e as suas platibandas uniformizadas. Propomos uma pala para o cais existente.

A cor branca ajudará na reflexão dos raios solares. As cores da imagem corporativa da empresa serão aplicadas nas partes inferiores das diferentes palas, podendo ser cada cais identificado por uma cor diferente.

Encontra-se desta forma uma imagem unificada do complexo. Dois edifícios uma imagem.