CASA BOLINHOS . BOLINHOS HOUSE
azeitão, setúbal, portugal
localização . location
habitação unifamiliar V4 . 4-bdr house
programa . programme
licenciamento e projecto de execução . under submission to authorities and detail project
fase . project status
260 m²
área . area
2019-(...)
ano . year
O lote tem uma vegetação autóctone, um coberto vegetal em prado, fortemente arborizado com sobreiros. Optou-se por não cortar nenhuma árvore.
Implanta-se a casa numa pequena clareira, os seus limites deambulam entre os sobreiros, tirando partido destes para sombrear vãos, paramentos e determinadas zonas exteriores.
A casa está orientada norte sul e o seu programa, estende-se de nascente para poente, dividindo-se em três partes, uma zona de garagem e arrumos, uma zona pública e uma zona privada. Estas são marcadas pelas alturas da volumetria e adaptam-se à morfologia do terreno.
Criam-se dois pátios que aglutinarão o programa, um de verão, orientado a norte e um de inverno, orientado a sul.
À imagem das casas características portuguesas, assume-se a importância da cozinha, como espaço que vai para além da confecção alimentar, este é um espaço de convívio, de recepção, de charneira, que articula a vivência da casa.
A entrada é feita entre a zona da garagem e a zona da pública da casa. Através desta vislumbra-se o pátio norte.
A parte pública abre-se sobre os 2 pátios, mas consegue-se ver mais além. Esta é composta pela cozinha, sala e escritório, a sua compartimentação, apesar de marcada, consegue ler-se como um todo.
A zona dos quartos é mais resguardada, abre-se a sul e o seu acesso liga-se a norte.
Apesar do seu aspecto opaco, vãos da casa têm alinhamentos que permitem ver “através” da casa, enquadram momentos na paisagem permitindo várias intensidades de luz no seu interior.
A norte da casa existe um grande tanque que limita o pátio. Cria-se um espelho de água, um lago feito pelo homem que ajudará a climatizar o pátio no verão tornando-o mais fresco. O tanque armazenará água possibilitando a irrigação por gravidade, das hortas localizadas a norte. Para tal o fundo do tanque terá uma série de plantas que filtrarão a água, mantendo um ecossistema mais sustentável.