CASA DA ILHA SELVAGEM PEQUENA . ILHA SELVAGEM HOUSE

ilhas selvagens, madeira, portugal

localização . location

casa para vigilantes da natureza . nature vigilant´s house

programa . programme

concurso . competition

fase . project status

200 m²

área . area

2016

ano . year

A proposta para a casa da Ilha Selvagem Pequena segue a mesma abordagem programática da Casa da Ilha Selvagem Grande.

A topografia das duas ilhas é antagónica. Uma muito acidentada a outra praticamente plana. Uma resguardada a outra desprotegida.

A ideia é que o volume se enrole sobre si mesmo protegendo o alpendre, conseguindo uma amplitude visual a 360º.

A casa assenta em pilotis, sendo as únicas zonas programáticas que “tocam” o solo as zonas técnicas e a garagem. O elevar o habitáculo para a cota 6.80 acentua a predominância de vistas sobre o território e protegendo o mesmo das subidas abruptas das marés.

A sala de estar é o centro da casa. Esta articula 2 “braços”. Um que acolhe o alpendre, a churrasqueira, e a entrada principal, feita por uma escada de tiro. O outro, parte do programa social da casa, a instalação sanitária social, a despensa e um acesso secundário, feito por uma escada de caracol no alçado norte e a zona mais privada da casa, com os quartos e a instalação sanitária de apoio aos mesmos.

A sala de estar tem uma ligação direta com a cozinha e tal como na casa da Ilha Grande está dividida em 4 zonas, uma de trabalho com vista sobre poente, uma de estar de vista sobre sul, uma de jantar junto à cozinha e uma biblioteca na parede nascente.

No piso 0 encontram-se igualmente, as zonas não habitáveis, chuveiro e zona de estental. Ao contrário da Ilha Grande não existe uma zona coberta pavimentada, contudo esta poderá ser igualmente usada para lazer ou trabalho.

piso 1 . first floor piso 0 . ground floor