EXPOSIÇÃO ARQUITETURA EM CONCURSO

garagem sul do centro cultural de belém, lisboa, portugal . lisbon

localização . location

percurso expositivo . architecture exhibition

programa . programme

concurso . competition

fase . project status

1200 m²

área . area

2016

ano . year

Analisando as anteriores propostas expositivas que este espaço teve no passado, estas debateram-se com problemas inerentes à sua morfologia, devido ao facto que este foi pensado e construído para outra função do que a de Expor. A sua dimensão de “grande salão” e estrutura vertical (pilares), tornam complicada a missão de construir uma ideia ou percurso expositivo. Talvez por isso, a sua grande maioria baseou-se na construção de elementos físicos (mesas ou elementos verticais, pendurados ou através de paredes) para exposição de conteúdo, deixando a deambulação e percurso desta ao critério do utilizador.

A ideia central da nossa proposta baseia-se na criação de volumetrias que constituem possibilidades de percursos (que também servem como elementos verticais expositivos e/ou para a sinalética dos núcleos/vídeos que estas ligam) e ao mesmo tempo, o negativo destas no espaço cria e formaliza o programa proposto (núcleos, núcleos especiais e vídeos entrevista), não formalizando um percurso fixo, mas sim propondo a criação de um princípio e fim.

Com estas formas no espaço, pretende-se também contrariar a característica de “grande salão” originando múltiplos percursos num labirinto expositivo, desenvolvendo uma experiência única para cada indivíduo.

As formas das volumetrias identificam-se como elementos sensoriais ligando e formalizando os espaços do programa, através da criação de um percurso interior que fomenta a curiosidade do utilizador. A translucidez destas visa estimular a indução de vivências interiores através de uma visão exterior do utilizador.

O espaço remanescente após implantação das volumetrias formalizam os espaços expositivos programáticos.

Os volumes são constituídos por uma estrutura leve, em perfis pré-fabricados de aço, de fixação mecânica, revestida por materiais translúcidos, como tecidos, aglomerados ou chapas perfuradas.